Páginas


Bem vindo(a) ao meu Bloger!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO: Educação com tecnologia/conhecendo a sua cidade

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA - TEOTÔNIO VILELA - ALAGOAS.
IDEALIZADORA: Maria Vanúzia da Silva.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Josenilton Batista, Maria das Graças Oliveira e Francisca da Silva.

JUSTIFICATIVA: O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para que a educação seja repensada no âmbito mais amplo e restrito do termo educar. Educação com tecnologia e sem tecnologia, essas duas realidades estão presentes nas escolas brasileiras. Por isso, a proposta deste projeto é direcionar um trabalho inovador e interdisciplinar de modo que cada professor, dentro de sua área, trabalhe com as ferramentas digitais.
Efetivar o uso das TIC na educação tem sido um desafio para todos os envolvidos no sistema educacional. O Governo Federal tem implementado políticas públicas de implantação de laboratórios de informática nas escolas públicas e conjuntamente investido na formação e capacitação de profissionais para atuarem com eficiência quanto ao uso dos recursos tecnológicos. Para tanto, se faz necessário produzir trabalhos que direcionem o uso dos recursos tecnológicos para produção de conhecimento de modo que o aluno seja agente ativo do processo ensino aprendizagem.
OBJETIVOS: Essa situação de aprendizagem envolve: Selecionar e articular informações, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, aprenderem colaborativamente com seus pares, fazer indagações, levantar dúvidas, estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe e descobrir ideias e novas compreensões.
Aprofundar o conhecimento deste novo ambiente (tecnologia na educação) para que possamos potencializar aquilo que muitos, na prática, já estão fazendo – produzir conhecimento com o uso das TIC.
Efetivar o uso das TIC por meio de ações pedagógicas desenvolvidas e articuladas para produzir conhecimento partindo da realidade local, especificamente, Teotônio Vilela/AL.
Pesquisar através de leituras e entrevistas pontos específicos da cidade de Teotônio Vilela e sua realidade social e econômica.
METODOLOGIA: O estudo será direcionado através de leituras e interpretação de textos e imagens, pesquisa de campo e produção textual, produção de vídeo magazine, oficinas de informática para os alunos que ainda não dominam o uso de alguns programas e exposição dos trabalhos usando data show, TV e DVD.
RESULTADOS ESPERADOS: Se espera que os alunos envolvidos no projeto construam conhecimento com o uso das TIC. Desenvolvendo habilidades em sintetizar informações com o uso de TV e vídeo. Criação de blogs para divulgar os trabalhos produzidos.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador conectado a internet, máquina digital, CD, DVD.
AVALIAÇÃO: Este projeto comportará os elementos tecnológicos dando prioridade ao uso da TV e Vídeo. Portanto, durante a execução do projeto a avaliação será contínua e cumulativa. Com observações e orientação durante a produção da pesquisa e efetivação dos trabalhos.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROJETO:
Oficina de informática: Especificar os diferentes tipos de mídias e formatos compatíveis para cada leitor, produção de animações, softwares disponíveis para o aluno utilizar no laboratório. Excel, PowerPoint, Movie Maker, etc.
Palestra com representante da secretária de saúde da cidade: Tema/ aborto e gravidez na adolescência. Conhecer os perigos e consequências da gravidez na adolescência através da orientação de um profissional de saúde.

CONTEÚDO POR DISCIPLINAS: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E ARTES.
* Todos os conteúdos foram selecionados pelos alunos: Drogas, Teotônio Vilela antes e depois, Violência, Aborto, Condição sócio-econômica, Gravidez na adolescência, Poluição sonora, Sexualidade na adolescência, Trabalho Infantil, A Educação em Teotônio Vilela, Trânsito, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário